Medidas preventivas para o enfrentamento da pandemia do Coronavírus (Covid-19) são anunciadas em Mariópolis

O Município de Mariópolis, através da Administração Municipal anunciou na manha de hoje (18) o Decreto Municipal N.º 16-2020, que informa as medidas de prevenção para o enfrentamento do novo Coronavírus (COVID-19), que o município irá seguir a partir de sua publicação oficial.
As medidas que serão tomadas para a segurança dos mariopolitanos estão sendo seguidas nas recomendações do Decreto Estadual nº 4230, a Secretaria de Estado da Saúde, o Ministério da Saúde e o Departamento Municipal de Saúde.
“Estamos orientando para que as pessoas fiquem em casa para evitar aglomerações, que aumentem os cuidados em casa. Pessoas que precisam consultar deverão ir sozinhas ao centro de saúde para evitar aglomerações, exceto idoso e crianças. Lembramos que o uso do álcool em gel não descarta a lavagem das mãos, a partir da terceira vez deverá fazer a higienização com água e sabão. Quaisquer sintomas leves de gripe sem febre, os pacientes deverão permanecer 07 dias em casa e se caso não apresentar melhoras, deverá entrar em contato com o Departamento de Saúde”.
O decreto prevê o cancelamento de eventos, de qualquer natureza, que exijam licença do poder público, atividades coletivas com aglomeração de público, atividades educacionais em todas as escolas de rede de ensino público municipal, e atividades comemorativas.

Educação
As aulas da rede pública municipal, sendo a Escola Municipal Pe. Eduardo Machado, Escola Municipal Professora Amélia Lara, CMEI`s Sonho Meu e Cantinho Feliz, o Cmefeti e o Colégio Estadual Presidente Arthur da Costa e Silva estão suspensas a partir do dia 20 de março.

Assistência Social e Cras
O Departamento de Assistência Social cancelou todas as atividades em grupos, sendo elas as oficinas dos grupos de idosos e crianças e adolescentes, e os atendimentos de grupos. O atendimento no Cras permanecerá, sempre utilizando as medidas de prevenção orientadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e Ministério da Saúde.
O Conselho Tutelar estará realizando atendimentos de urgência e emergência através do telefone. Os casos serão analisados pontualmente e não haverá desassistência. A equipe avaliará a gravidade do caso, se for necessário ir até o local.

Indústria, Comércio e Turismo
O Departamento de Indústria, Comércio e Turismo e a Agência do Trabalhador estarão realizando atendimentos via telefone, e se houver a necessidade será realizado agendamento para os atendimentos. A Sala do Empreendedor irá realizar as palestras e oficinas que estavam em andamento, na modalidade online.

Esporte e Lazer
Treinos das escolinhas de iniciação desportiva o Campeonato Municipal de Futebol Suíço e todas as atividades onde tenha aglomeração de pessoas estão cancelados por tempo indeterminado.
Agricultura e Meio Ambiente
O Departamento de Agricultura e Meio Ambiente estará realizando atendimentos normais, seguindo as orientações de evitar aglomerações e precauções necessárias.

Obras e Serviços Urbanos
Estará funcionando normalmente, mas evitando aglomerações na Garagem e seguindo o protocolo de cuidados.

Administração
O Departamento de Administração estará realizando atendimentos normalmente, com entrega do carnê do IPTU, Protocolos, Licitações e outros atendimentos dos setores da Prefeitura, seguindo sempre as medidas de prevenção orientadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e Ministério da Saúde.

Saúde

O Departamento de Saúde estará realizando atendimentos somente de Urgência e Emergência na Unidade Central, Estratégias, Odontologia, e outros setores. Foram suspensos os atendimentos eletivos (agendamentos) nas Unidades Básicas de Saúde, exceto para pacientes de atendimento contínuos como pacientes oncológicos, em acompanhamento de pré-natal, psiquiátricos, crônicos e para a vacinação. Os funcionários da Saúde estão com férias suspensas. Todas as estratégias estarão fazendo orientações nas unidades, e se caso haja necessidade, o setor de Epidemiologia irá realizar a coleta para testes. As receitas dos pacientes serão distribuídas para 6 meses. Os pacientes que voltarem de viagens deverão ficar em casa por 07 dias e se apresentarem tosse e febre alta deverão comunicar o Centro de Saúde por telefone.

 DECRETO Nº 16-2020 CORONAVIRUS (2)

Fonte: Município de Mariópolis

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.