Departamento de Agricultura e Meio Ambiente visita Município de Arroio Trinta – SC

Visita com produtores no Município de Arroio Trinta – SC, sistemas de cobertura de parreirais:
Visando melhorar a qualidade dos parreirais de nosso Município, após sucessivos prejuízos provocados por problemas climáticos. O Departamento de Agricultura e Meio Ambiente juntamente com alguns produtores de uva, estiveram visitando parreirais com o sistema de cobertura de parreirais no Município de Arroio Trinta – SC. O cultivo protegido de videira, utilizando cobertura, tem como principal função o controle de danos por adversidades climáticas sobre a produção e a maturação das uvas. Portanto, o cultivo protegido deve ser considerado como um novo sistema de produção.
Campanha de vacina da brucelose:
Com esta ação objetiva-se baixar consideravelmente a prevalência da brucelose bovina e bubalina. É obrigatória a vacinação. A brucelose é uma zoonose, causada pela bactéria Brucella abortus, está disseminada por todo o território nacional. Atinge tanto o gado de corte como o gado de leite, e afeta a população de bovinos e bubalinos.
Encaminhamento de projetos para arrecadar recursos no governo Estadual e Federal:
Proteção de fontes:
Promovendo a recuperação de fontes de água de agricultores familiares. Essa ação consiste na limpeza, proteção, cobertura, isolamento da área (cercas) e plantio de árvores nativas, priorizando-se fontes mais precárias e que servem mais famílias, visando água de melhor qualidade e protegida de contaminações.
Recebimento de alimentos do programa 30% da alimentação escolar:
Uma alimentação adequada é direito fundamental de todo ser humano. No mínimo 30% (trinta por cento) deverão ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural, ou de suas organizações.
Plantio de flores na cidade:
Com o objetivo de melhorar o aspecto da cidade, tornando a mesma mais agradável para os moradores e receptiva para os visitantes, foi realizado o plantio de mudas de flores, em canteiros de diversos pontos.
Aprovação pela Câmara de Vereadores do projeto de esterqueiras para bovinocultura leiteira:
A bovinocultura de leite é uma atividade de reconhecida importância no Brasil, contudo, responsável pela geração de grande volume de águas residuárias, que necessitam de tratamento adequado. Diante disso, o objetivo deste projeto foi propor um plano de manejo dos efluentes da bovinocultura leiteira. O resíduo básico dos estábulos e currais (água, fezes e urina), geralmente lançados sem qualquer tratamento, no solo, nos lagos, nos rios, favorece a proliferação de moscas e exala gases com mau cheiro. O uso de esterqueiras para armazenagem de dejetos de bovinos é uma alternativa de baixo custo para a tentativa de impedir que os dejetos percolem ou lixiviem pelo solo, isto é, sejam carreados para os cursos d’água subterrâneos e/ou superficiais.
Serviços do INCRA:
O Departamento de Agricultura, em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), oferece diversos serviços aos produtores rurais. O atendimento é feito no Departamento de Agricultura e Meio Ambiente.
Parceria com a AAMAR no combate aos maus tratos com animais:
O abandono de animais no Brasil ocorre de maneira indiscriminada e milhares de cães e gatos são abandonados nas ruas por diversos motivos. A parceria da Prefeitura com a AAMAR tem por objetivo a manutenção do programa de assistência veterinária, através do tratamento, controle de animais de pequeno, médio e grande porte que perambulam pelas ruas da cidade.
Palestra aos alunos do CEPACS sobre meio ambiente e separação de lixo:
A preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias, que fazem toda a diferença. Uma das mais importantes é a reciclagem do lixo. As vantagens da separação do lixo doméstico ficam cada vez mais evidentes.
Assistência técnica aos produtores do Município:
A Prefeitura, por meio do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, presta assistência técnica aos produtores e agricultores familiares do município.
Encaminhamento de processo para retirada de árvores ao IAP:
As exigências da legislação ambiental por vezes são tão rigorosas que acabam por induzir em erro o cidadão que precisa desenvolver sua atividade ligada à área florestal. Em meio a tantas regras e determinações o produtor florestal precisa solicitar autorização.
Fonte: Departamento de Agricultura e Meio Ambiente
MT: Gilson (Gaúcho)

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.